Gakushu




"Lágrimas falsas são capazes de machucar as outras pessoas, mas sorrisos falsos são capazes de machucar a si mesmo." C.C.

Foi com esta frase, que há mais ou menos 4 meses, passou pela minha mente a ideia de reunir frases sobre os animes que eu assistia e os mangás que eu lia. Talvez, não tenha sido diretamente esta frase, mas sim o que me impulsionou a montar a primeira das muitas imagens com frases que teria a Gakushū hoje.

O meu interesse sobre tais obras eram até então recentes, mas devido a algumas pessoas que conheci assim que entrei na universidade, a minha vontade em vasculhar melhor este mundo tão amplo, que até então era quase desconhecido para mim, aumentou consideravelmente. Percebi o quanto desse mundo eu já conhecia, e o quão pequeno era o que eu sabia, e como era enorme o que eu tinha por descobrir.

Despertando a curiosidade


Entre os primeiros dias da universidade, tive conversas com poucas pessoas, no máximo algumas três, uma dessas em especial, foi a que me levou a conhecer estas pessoas que hoje considero tão especiais. E foi esta mesma pessoa, que enquanto falava tão bem de um anime que eu não conhecia tanto, falava que era "o melhor de todos os outros", o que me deixou bastante intrigado, como poderia existir uma obra melhor que o meu favorito? Existia, e esta pessoa afirmava que sim, mas como eu poderia debater com esta pessoa se nem conhecimento sobre este anime a qual ela elogiava eu tinha?

Não poderia, pelo menos não ainda, passei a ver o anime. Era um bom passatempo, e eu ainda não entendia o significado daquilo que eu via, entendia a história, entendia todas as lacunas do enredo. Mas achei ali, em uma das frases de uma personagem, um significado profundo, que me fez pensar por horas a respeito do assunto (A frase que abre este artigo). Simples e direta, batia de frente com a falsidade tão acessa hoje dentro das pessoas, quebrava o limite de uma mentira e ia de encontro com o mal dos seres humanos atuais.

Continuei a assistir animes com um outro olhar, comecei a reparar no significado do que era dito. Sempre disse que o conhecimento está em tudo ao nosso redor, e nem mesmo fui capaz de reparar no conhecimento que era passado de forma tão simples, bem ali na minha frente.

Frases que englobavam lições morais, temas como justiça, amizade, confiança, politica, seriedade, incentivos.. Enfim, diversos e diversos temas poderiam ser tirados de simples frases, de simples animes, de simples e tão complexos que eram ao mesmo tempo essas criações. Eu poderia falar, debater e escrever por horas sobre essas frases.

Sim, poderia e queria.

O inicio de uma nova ideia


Enquanto vasculhava algumas coisas em certa rede social, vi o efeito que tinha algumas frases de certas páginas. Uniam imagens e frases, e colocavam ali, e as pessoas comentavam, compartilhavam mas na maioria das vezes apenas para homenagear determinada obra ou personagem. Achava de certa forma, que o conhecimento ali embutido estava meio que desperdiçado. Ele deveria ser discutido, ele deveria ser sim passado para frente, mas de uma forma que a pessoa que o lesse se engrandecesse com aquele assunto, que ela discutisse e adicionasse mais aquela ideologia.

Primeira imagem da Gakushū, C.C. - Code Geass
Nessa vontade de mostrar aquilo que eu pensava, e em especial, mostrar aquela pessoa que me influenciou a tal inicio, eu fiz a união da primeira frase e da primeira imagem. Já tinha varias outras, mas esta eu queria compartilhar para que esta pessoa pudesse ver ao menos que eu já conhecia bem o anime que ela tanto gostava. Postei em uma página qualquer em determinado momento e o simples "curtir" foi  suficiente para me animar a continuar.

Me deparei com vários e vários animes, e sempre coletando e montando essas tais imagens. A princípio não queria compartilha-las, depois quis dividir o que eu tinha com outras pessoas. Percebi que eu também queria escrever sobre elas, até que cheguei a este blog.

Tōshō Gakushū?


Mas o que seria esse blog? A primeira palavra que veio a minha mente foi "conhecimento", sim, pois em cada frase se via oportunidades para inúmeros assuntos, debates e reflexões. Então, vou ser direto, fui ao Google Tradutor (já que "ainda" não aprendi a Língua Japonesa), em algumas trocas rapidas de palavras, cheguei a palavra Gakushū, que seria uma derivação da palavra aprendizagem.. E posteriormente, a palavra Tōshō apareceu também.. Formando uma definição que caiu bem aos meus olhos, em uma tradução "grosseira", e espero que eu esteja ao menos 10% correto sobre esta afirmação, Tōshō Gakushū é uma aproximação de "Capítulos/Páginas de Aprendizagem/Conhecimento". Certo ou não, achei o termo interessante e caiu como uma luva para o que eu estava ainda a imaginar.

Assisti e li novamente tudo que eu já tinha visto antes, assim fui coletando frases outras obras e vendo, que realmente, existia grandes caminhos para cada uma destas frases.

Objetivos


Sempre postarei apenas frases de animes/mangás que eu tenha acompanhado a história, assim sempre poderei ter uma visão melhor acerca do que eu esteja escrevendo. Sempre aceitarei elogios, e ficarei enormemente feliz se aparecem ainda mais criticas a respeito do que for dito. Criticas nos impulsionam a frente, nos impulsionam ao crescimento e ao avanço, e com elas eu poderei estar melhorando a cada dia e caminhando cada vez mais para o objetivo inicial da Gakushū, que é o de "Aprender", e com certeza, aqueles que tirarem o minimo de tempo para adicionar uma ideia, ou mostrar um erro ou simplesmente dizer o que pensa sobre tal assunto. também estará evoluindo, assim como todos nós deveríamos evoluir, estaremos sempre dando um passo a frente com o minimo de conhecimento que obtivermos.

Obviamente, o conteúdo da Gakushū não será especifico a conteúdos inteiramente ligados a Animes/Mangás, Aqui vai ser uma área onde pretendo expandir diversos assuntos, na grande maioria das vezes terá sempre este desfecho inicial em alguma frase, mas "As possibilidades tendem ao infinito" como diria o grande cientista insanamente louco Kyouma.

"Daqui pra frente"


Se vai dar certo ou não, no fundo acho que não tenho muito interesse nessa pergunta. Se não tiver um alcance como eu gostaria, tenho plena certeza que adorarei todos os dias, vir aqui para ler e postar sobre estes temas. Aqui vou poder escrever, e falar sobre o que gosto e sobre o que penso também, a Gakushū, espero, sempre será a extensão das minhas palavras, e mais ainda, dos meus pensamentos.